quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

O dia de Natal!



O Espírito de Natal! Se o dito é estar envolvida na confusão do consumismo, então, estou fora!
Sempre fui habituada a vivê-lo sempre que possa, todos os dias. O Natal não é apenas jantar com família, ir à Missa do Galo e acabar a noite envolta em papeís de prendas e no meio da mesa farta. A árvore bem decorada poucos dias antes, o presépio feito na véspera. Os símbolos...
A família unida todo o ano, as pequenas boas acções que fazemos, o sorriso de alguém a quem demos o lugar num qualquer público, alguém a quem damos a mão, o calor de um sorriso. Basta um Sorriso para ser Natal!

Não tive um Natal fácil, mas outros virão em que irei sorrir todo o dia. Acredito, tal como milhões de pessoas (e sei que não estou a ser original) que se todos os dias tivéssemos um pouco de boa vontade, todos poderiam sorrir nem que fosse por um instante.

Sinto-me de coração cheio sempre que vejo um sorriso em alguém que não conheço.

O que me falta neste Natal? Ver o sorriso de alguém sendo do meu sangue, me esqueceu sem eu saber porquê. Um dia hei-de saber porquê e aí verei a Luz deste e de outros natais passados. Sei que um dia vou deixar de sentir este vazio e que talvez venha a entender... Meu Pai... Se um dia fores capaz de me dizer porquê...

Mas não foi por isso que quis falar sobre o Natal...
O que ainda gosto dos dias de Natal:
- o Bacalhau cozido com os legumes no vapor na ceia;
- o serão calmo com a minha pequena família;
- ver desenhos animados com histórias típicas da época enquanto tomo o pequeno almoço no dia 25;
- a Caldeirada da Minha Avó à hora do almoço;
- a tarde de sofá à volta da mesa com boa conversa e muito petisco e bolinhos.

Feliz Natal e Sejam Felizes!

1 comentário:

Vanessa disse...

Como compreendo a tua "lista" de coisinhas boas no Natal...aliás, a meu ver, Natal é mesmo o estar à mesa com a família, as conversas saborosas que rimam os doces de sempre e o dia de Natal regado a sofá, bolos, TV e claro, as conversas que nos devolvem a magia desta época.
Feliz 2009 para ti Sandra.
Beijinho da Vanessa.